quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Spin continuísta

Um continuísta de cinema é:
 "um assistente de direção, que ajuda a pensar nos enquadramentos, conhece o roteiro plenamente, participa dos ensaios, tem que conhecer bem os atores, dialoga com a equipe de arte, com a equipe de som, com a equipe de fotografia e, principalmente, com a de direção."






“(....) Continuísta ou anotador é o profissional responsável por manter, durante as diversas cenas e montagens de produções televisivas e cinematográficas a harmonia do enredo, falas, sonoplastia e imagens. Ele é responsável pelo espaço e tempo contado no filme, tornando o enredo verossímil ao espectador, e fazendo com que ele acredite na história. Figurino, objetos de cenas, ações, ritmo, tempo são coisas que o continuísta deve cuidar, para que não ocorram grandes falhas nos filmes.
Ele é um assistente de direção, que ajuda a pensar nos enquadramentos, conhece o roteiro plenamente, participa dos ensaios, tem que conhecer bem os atores, dialoga com a equipe de arte, com a equipe de som, com a equipe de fotografia e, principalmente, com a de direção.
O continuísta também deve estar atento ao tempo de cada take rodado, controlando e anotando a quantidade de rolo que já foi utilizada e a que ainda existe à disposição, avisando o diretor.
É uma área importantíssima para uma telenovela ou um filme narrativo, mas há poucos especialistas na área.

Wikipedia

 

O Que Faz um Continuísta?

O continuísta, como o nome de sua função já diz, é quem tem o trabalho de cuidar da continuidade de toda a montagem da história. É ele o responsável por verificar como está o cenário, maquiagens, figurino e uma série de outros itens que ficam à cargo de sua função. Então, vamos lá, aprender mais sobre o trabalho de um continuísta.

 

O trabalho de um continuísta é um dos que requer olhos de lince, pois as cenas não podem conter falhas em sua sequência e esses detalhes são de responsabilidade do continuista. Imagine você que, em uma cena, determinado ator está com uma camisa azul e, na sequência da mesma cena, esse mesmo ator aparece com camisa vermelha; exemplo clássico de um erro de continuidade. Então, cabe ao profissional de continuidade ter esse olho e essa percepção apurados para que erros como este não aconteçam no desdobramento de um filme.

Erros como esse podem ser vistos em diversas obras cinematográficas e encontrados em sites da internet, podendo manchar e comprometer o trabalho. Para se entender a responsabilidade e a importância do trabalho de um continuísta, podemos citar algumas das principais atividades deste profissional, como acompanhar e cuidar para que a sequência do filme aconteça sem erros, prestando atenção ao cenário, aos penteados, à luz, à altura e distância das câmeras. Compete ao continuísta, também, informar ao produtor os gastos diários.

 

Veja que não é nada fácil o trabalho de um continuísta. Levando em consideração que até esse momento tratamos apenas do departamento de direção de uma obra cinematográfica, já é possível perceber o quão trabalhosas são as tarefas de cada profissional envolvido no projeto. Nos próximos textos, você irá descobrir um pouco mais sobre o departamento de produção, de fotografia, de edição, de som e de arte. Vale a pena conferir.


https://portaldocurta.wordpress.com/2011/11/29/o-que-faz-um-c

Nenhum comentário:

Postar um comentário